O ESTRANHO INTERESSE PELO AVIÃO QUE "CAIU" COM O MINISTRO TEORI...

O estranho interesse pelo PR-SOM LJ-1809, em 03/01/2017

A estranha visualização da aeronave acidentada em um único dia.
A estranha visualização da aeronave acidentada em um único dia.

Marcelo Auler (*) / Chico Malfitani


mosaico do acidente1O alerta de Chico Malfitani na noite de quinta-feira.
O alerta de Chico Malfitani na noite de quinta-feira.
Não sou adepto da teoria da conspiração, embora entenda que no jornalismo sempre devemos desconfiar de tudo e de todos, fazendo o papel de advogado do diabo. Por tudo que li, ouvi e vi na TV e na Internet, a queda do bimotor PR-SOM LJ-1809 – que estava em perfeita ordem, como prova a ficha técnica da aeronave – deve sim ter sido um acidente, causado pela pouca visibilidade e por alguma manobra mais brusca do experiente piloto, Osmar Rodrigues, 56 anos, há mais de 20 fazendo a mesma rota. Testemunhas falam que ele deu uma guinada de 180º e que a ponta da asa tocou no mar. Ou seja, tudo indica que a morte do ministro do STF, Teori Zavascki, relator da Lava Jato, foi sim uma fatalidade.
Nestas horas, porém, como de hábito, tudo deve levantar suspeitas para depois elas serem ou não afastadas. A maior delas veio às redes sociais pelo jornalista Chico Malfitani, de São Paulo, na noite da mesma quinta-feira em que ocorreu o acidente, a partir de dados que lhes foram repassados pelo Leonardo Manzione, engenheiro da Politécnica da USP. O site que mostrava o avião e sua ficha técnica teve uma alta visualização em um único dia: 1.885.
Recado do filho do ministro Teori Zavascki, Francisco, em maio passado.
Recado do filho do ministro Teori Zavascki, Francisco, em maio passado.
Também pode não significar nada, mas vale registrar que o filho de Teori, o advogado Francisco Zavascki, em maio passado postou na sua página do Face Book um alerta, depois retirado, mas que chegou a ser reproduzido pelo Estadão, à época (veja ao lado)”. Em seguida reproduziu sua postagem de maio passado quando alertou para possíveis atentados contra o pai.
Tudo isso reforça apenas a necessidade de uma investigação detalhada e, acima de tudo, transparente. Não chega a ser notícia de destaque dizer que a Polícia Federal e o Ministério Público Federal abriram investigações a respeito. É obrigação desses dois órgãos públicos, assim como do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – CENIPA, a chamada perícia técnica da Força Aérea Brasileira – FAB. O interessante é saber que a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmem Lúcia, designou dos servidores daquela corte para acompanharem este trabalho. Não seria o caso de também colocar como observador um representante da OAB?
A aeronave que decolou do Campo de Marte (SP), é de propriedade da empresa Emiliano Empreendimento e Participações Hoteleiras Sociedade Ltda., (que administra os hotéis Emiliano, em São Paulo e no Rio).
A ficha técnica da aeronave, adquirida pela Emiliano Empreendimento e Participações em novembro de 2015, estava em perfeita ordem. O certificado de aeronavegabilidade era válido até abril de 1922 e a Inspeção Anual de Manutenção estava válida até o próximo mês de abril. O avião poderia transportar 4581 quilos e, no máximo, sete passageiros.
A Emiliano Empreendimento e Participações é uma sociedade familiar, encabeçada pelo pai, Carlos Alberto – que morreu no acidente – e por seus quatro filhos – Carlos Emiliano, Carlos Gustavo, Carlos Alberto e Carolina Alessandra- todos com sobrenome Guerra Filgueiras. Carlos Emiliano é um advogado com um famoso escritório em São Paulo.
ficha tecnica do aviiãoA empresa, pelos registros da Junta Comercial de São Paulo, também tem entre seus interesses o “comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal e ainda restaurantes e similares e atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica”, Mas ela também pretendia construir um Resort em Paraty e por conta disso envolveu-se em pendenga judicial, acusada de crimes ambientais, como na quinta-feira à noite divulgou Fernando Brito, em seu site,  TijolaçoAmigo que levava Teori a Parati era réu no STF.
No que pese a ficha técnica do avião estar perfeita, como mostramos abaixo. Mas, a misteriosa descoberta de Malfitani passa a ser intrigante. Principalmente tendo-se em conta que a aeronave, como mostram os dados ao lado, foi transferida para a empresa familiar de Carlos Alberto em outubro de 2016. Portanto, dificilmente estaria à venda, para justificar o alto número de visualizações registrado na página da internet onde estão seus dados técnicos:  http://www.jetphotos.net/showphotos.php?regsearch=PR-SOM (…) (veja ilustração abaixo).
numrto de visualizações da aeronave.reduzido
O mais curioso é que o alto número de visualizações – 3,7 vezes mais do que todas as visualizações anteriores – ocorreu em um único dia, 03 de janeiro passado, uma terça-feira. O proprietário do domínio deste site é Fredrik Lindahl. Ele é CEO da Flightradar24 AB | MBA. O servidor está ativo e hospedado nos Estados Unidos e pode muito bem identificar que IPs visitaram a página do avião, esta quantidade de vezes.
Naqueles dias, aparentemente, nenhuma novidade ocorreu nas investigações da Lava Jato. Os jornais estavam mais voltados para as posses dos novos prefeitos e a rebelião que estourou na penitenciária de Manaus (AM), dando início à grave crise no sistema penitenciário. Ou seja, aparentemente, nada que relacione este alto número de visualizações ao noticiário da Lava Jato naqueles dias. O motivo deste interesse tão alto torna-se portando um mistério.
Por isso, ganha importância a fala do filho de Zavascki, Francisco, hoje à Rádio Estadão.
“É preciso investigar a fundo e saber se foi acidente ou não, que a verdade venha à tona seja ela qual for”, afirmou, para, em seguida, acrescentar:.
“Ainda não parei para pensar, não deu tempo para pensar com mais calma nisso, mas não podemos descartar qualquer possibilidade. No meu íntimo, eu torço para que tenha sido um acidente, seria muito ruim para o País ter um ministro do Supremo assassinado”, disse.
 “É possível que essa aeronave em particular não tenha caixa preta, pois nossa legislação somente a obriga em aeronaves com mais de 10 passageiros. Contudo, existem outras fontes de dados: pelo Cockpit Voice Recorder… vozes da cabine e pelos dados digitais EGPWS, isso a FAB tem como acessar”.
Mesmo não querendo entrar na paranoia da teoria da conspiração, mas sempre recorrendo ao hábito de questionar fatos e duvidar das versões apressadas, registro abaixo outra postagem que recebi e que circula pelas redes sociais, comas sequência de fastos que podem tornar a morte de Zavascki, algo um pouco mais misterioso. São datas e acontecimentos públicos, apenas foram relacionados de forma a aumentar ainda mais as dúvidas. Não se pretende insinuar nada, mas relembrar acontecimentos públicos e mostrar que a substituição do relator da Lava Jato precisa ser feita com todo o cuidado pela presidente do STF:
LIGUE OS PONTOS
Outubro de 2016
Delação da Odebrecht vaza e atinge cúpulas do PMDB e PSDB, Delação da Odebrecht: Temer e Alckmin . http://brasil.elpais.com/brasil/2016/12/09/politica/1481294723_838386.html
Dezembro de 2016
Relator da Lava Jato, ministro do STF Teori Zavascki, deve homologar delação da Odebrecht só em março (http://politica.estadao.com.br/blogs/coluna-do-estadao/teori-pode-homologar-delacao-da-odebrecht-so-em-marco/)
Em diálogos gravados, Jucá fala em pacto para deter avanço da Lava Jato http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/05/1774018-em-dialogos-gravados-juca-fala-em-pacto-para-deter-avanco-da-lava-jato.shtml
Parte da conversa:
JUCÁ (Braço direito de Temer) – Eu acho que tem que ter um pacto [pra barrar a lava-jato].
MACHADO – Um caminho é buscar alguém que tem ligação com o Teori [Zavascki, relator da Lava Jato], mas parece que não tem ninguém.
JUCÁ – Não tem. É um cara fechado, foi ela [Dilma] que botou, um cara… Burocrata da porra.
Janeiro de 2017
Equipe de Teori no STF não tirou férias para analisar delação da Odebrecht http://oglobo.globo.com/brasil/equipe-de-teori-no-stf-nao-tirou-ferias-para-analisar-delacao-da-odebrecht-20768341
18 de Janeiro de 2017
Teori interrompe férias para analisar delação da Odebrecht http://oglobo.globo.com/brasil/teori-interrompe-ferias-para-analisar-delacao-da-odebrecht-20793664
Delator da Odebrecht cita Temer, Renan, Maia e mais de 20 políticos http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/12/1840131-odebrecht-levou-dinheiro-a-escritorio-de-amigo-de-temer-diz-delator.shtml
Odebrecht diz que repassou R$ 10 mi a pedido de Temer http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,odebrecht-diz-que-repassou-r-10-mi-a-pedido-de-temer,10000067461
19 de JANEIRO DE 2019.
TEORI MORRE EM QUEDA DE AVIÃO.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL:
Parágrafo único. Os Ministros do Supremo Tribunal Federal serão nomeados pelo Presidente da República […]
REGIMENTO INTERNO DO STF:
Art. 38. O Relator é substituído:
IV – em caso de aposentadoria, renúncia ou morte:
a) pelo Ministro nomeado para a sua vaga;
RISTF: art. 4º, § 4º (na Turma) – § 2º do art. 68 (redistribuição em HC).
(*) UM ESCLARECIMENTO E UM PEDIDO DE DESCULPAS: Alertado por minha amiga e colega de profissão Sylvia Moretzsohn, na minha matéria original coloquei uma postagem que informando que teria sido feita pelo filho do ministro, Francisco: Eu avisei”;Mas ela me alertou que “O perfil “Francisco prehn Zavascki” que compartilhou a mensagem do filho de Teori, falando da ameaça, é um perfil fake. O post do filho de Teori é o original, mas o perfil que o compartilhou e ainda colocou como título ‘Eu avisei” é falso”. Respaldado nisso, retirei a postagem falsa e deixei apenas a origina.
Publicamente me desculpo a Francisco Zavascki, seus familiares e amigos,  e a todos os leitores. O erro foi totalmente de minha responsabilidade, nada tendo com ele o meu amigo, jornalista Chico Malfitani. Fica aqui meu agradecimento à Sylvia e a renovação do meu pedido de desculpas a todos. (Marcelo Auler)
Ajuda ao blog
- See more at: http://marceloauler.com.br/o-estranho-interesse-pelo-pr-som-lj-1809-em-03012017/#sthash.zq1lrocs.dpuf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PAULA MAGALHÃES, FILHA DE LUIS EDUARDO MAGALHÃES, DONA DE 33% DA REDE BAHIA, É A DONA DA AXXO

"VOCÊ FAZ FAXINA?" "NÃO, FAÇO MESTRADO. SOU PROFESSORA"

ELIKA TAKIMOTO: COTAS, ESCOLA PÚBLICA. A REALIDADE É DURA MAS MUTÁVEL.